Veja como proteger seus dados de cibercriminosos

Veja como proteger seus dados de cibercriminosos


Conhecendo os riscos a que estamos expostos, fica mais fácil tomar precauções para evitar o roubo de senhas e dados. O engenheiro de segurança Eduardo Godinho dá algumas dicas:

- Manter o sistema de proteção do computador sempre totalmente atualizado, pois é que barra a entrada de cibercriminosos e também elimina os arquivos que copiam dados do seu PC.

- Evitar o acesso a páginas duvidosas que contenham senhas/seriais.

- Ter sempre um bom anti-malware.

- não clicar em links recebidos por e-mail, MSN, Orkut, etc.

- Spams seduzem o internauta com assuntos que despertam curiosidade. Resista e delete o e-mail sem abri-lo.

- Fique atento a qualquer e-mail ou mensagem, mesmo de amigos, e não abra anexos ou clique em links suspeitos.

Aconteceu. E agora?

Você pode descobrir que sua senha foi roubada quando alguém que você conhece, por exemplo, recebe um e-mail "seu" sem que você tenha enviado algo. O roubo também pode ser percebido quando você deixa de ter acesso a um site em que é cadastrado, ou ainda pelo desvio de dinheiro da sua conta ou gasto no seu cartão de crédito.

"A primeira providência a ser tomada é alertar a empresa fornecedora do serviço, como o servidor de e-mail e o banco", diz Godinho. Depois disso, cancelar e/ou alterar suas senhas e logins e usar antivírus e anti-spyware para vasculhar sua máquina e eliminar os arquivos que copiam dados sigilosos em seu computador
Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana