VirusTotal.com: verificar se o arquivo contém vírus

Você acaba de receber um arquivo por email. Seu antivírus não acusou nada, mas você está com a pulga atrás da orelha e gostaria de conferir com outros antivírus? Ou está pensando em adquirir um antivírus e gostaria de testar alguns vírs com eles (até um tempo atras eu mantinha uma pequena coleção de vírus, justamente para testes de antivírus)? Para situações como essas, vale a pena experimentar o site VirusTotal.com. É prático, fácil de utilizar e 100% gratuito. Atenção: O uso desse site não descarta a necessidade de utilização de um antí-virus instalado localmente na sua máquina. Apesar de o site utilizar 40 antí-virus diferentes não existe nenhuma garantia de que um arquivo não detectado por nenhum antivírus seja inofensivo.

O site:
O site pode ser acessado pelo endereço http://www.virustotal.com/pt. A interface (aparência) do site é bem limpa e direta. No alto do site existe o menu com as 24 línguas suportadas, entre elas o Português. No centro, existe o botão "
Arquivo ...", que permite selecionar o arquivo suspeito a ser verificado. Caso haja um proxy que detecte o arquivo e não permita o envio para o site, você pode marcar a opção "Enviar utilizando SSL", que vai criptografar a conexão, ocultando o arquivo do proxy. Vale também observar a "Carga do serviço", que informa quantas pessoas estão utilizando o site no momento. Caso a carga esteja alta, seu arquivo entrará em uma fila antes de ser verificado.


Caso o aqruivo enviado já tenha sido analisado anteriormente, o site oferece a opção de ver o resultado da última análise ou efetuar uma nova análise. Caso a análise anterior seja muito antiga, vale a pena refazê-la, pois os resultados podem ser diferentes.

A página de resultados também é bem simples. O topo da página exibe data, hora e o andamento da verificação. Abaixo, são mostrados quantos antivírus (do total de 40 com que o site trabalha) reconhecem o arquivo como sendo uma ameaça. Mais abaixo, são exibidos em detalhes informações de cada Antí-virus: Nome, versão do aplicativo, data da última atualização e resultado da varredura. Por fim, no final da página são exibidos vários detalhes técnicos.


Por fim, vale citar que o site permite outros métodos de envio além da página: Existe a possibilidade de enviar os arquivos através de um aplicativo e também por email. Mais detalhes sobre esses métodos em http://www.virustotal.com/pt/metodos.html .
Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana