RECUPERANDO A SENHA ROOT NO LINUX


 RECUPERANDO A SENHA ROOT NO LINUX

Postagem antiga veja novas postagens sobre Linux, Android, Software livre no site: http://f2suporte.wordpress.com



Caso você tenha perdido a senha de root de seu equipamento Linux, siga esses passos para recuperá-la trocar a senha. Esses passos são válidos para todas as distribuições Linux (Debian, Ubuntu, Mandriva, Red Hat, etc)

Obs ¹: essa dica leva em consideração que você está utilizando o GRUB como gerenciador de boot. Os passos para o LILO são basicamente os mesmos, exceto pela parte referente à edição da linha de comando do Kernel.

Obs ²: Durante todo o processo, seu teclado estará levemente desconfigurado. Por isso, onde for necessário utilizar a tecla barra ( / ) tenha em mente que ela (provavelmente) estará no lugar da tecla dois-pontos ( ; ). Se preferir, utilize a barra do teclado numérico, junto da tecla NumLock.


1) Reinicie o computador. Quando aparecer o menu do GRUB interrompa o boot, pressionando uma das setas do teclado.

2) Selecione a entrada normalmente utilizada e pressione a tecla "e". Entraremos no modo de edição desta entrada.

[Imagem: 01.PNG]

3) Selecione a linha que começa com a palavra kernel e pressione a tecla "e" novamente. Vamos agora entrar no modo de edição desta linha específica.

[Imagem: 02.PNG]

[Imagem: 03.PNG]

4) Insira o seguinte texto no final da linha: init=/bin/bash (lembre-se do que foi dito sobre o teclado). Ao terminar, deverá estar semelhante a imagem abaixo. Pressione Enter para voltar à tela anterior.

[Imagem: 04.PNG]

5) Pressione "b" para iniciar o boot. O processo será bem rápido, e o sistema estará com todos os serviços
parados (inclusive a rede) e com os sistemas de arquivos montados como comente leitura.

[Imagem: 05.PNG]

6) Aqui cabe uma curiosidade: o comando mount exibe o sistema de arquivos raiz montado com permissão de escrita, porém ao tentar trocar a senha do root (ou efetuar qualquer outra operação de escrita) a operação irá falhar (note as mensagens de erro passwd: Authentication token lock busy e passwd: password unchanged).

[Imagem: 06.PNG]

[Imagem: 07.PNG]

Consultando o arquivo /proc/mounts, vemos que o sistema de arquivos raiz (o / ) na verdade está montado como somente leitura.

[Imagem: 08.PNG]

A razão disso é que o arquivo que contém o status das partições montadas fica em /etc/mtab. Quando a partição é montada como somente leitura esse arquivo fica impossibilitado de ser alterado, ficando com uma informação incorreta. De qualquer forma, para remontar a partição em modo de escrita, basta executar o seguinte comando: mount / -o remount,rw (novamente, não se esqueça da barra ...).

[Imagem: 09.PNG]

Após isso o sistema de arquivos raiz estará montado com permissão de escrita, e podemos trocar a senha de root normalmente, com o comando "passwd root". Digite e confirme a nova senha. Veja que o comando passwd agora exibe uma mensagem de sucesso na operação (password updated sucesssfully)

[Imagem: 10.PNG]

07) Por fim, antes de reiniciar o computador, é necessário sincronizar os dados no HD com o comando sync. A razão disso é que o Kernel (por razões de performance) não grava os dados no HD imediatamente. Ao invés disso, ele "atrasa" um pouco a gravação, colocando os dados em um buffer de memória, na esperança de que apareçam mais dados e tudo possa ser armazenado em uma única operação de escrita. O comando sync força a escrita imediata dos dados do buffer no HD (normalmente antes de um restart ou desligamento isso é feito automaticamente pelo processo init, mas como o boot foi executado com o bash no lugar do init, é necessário fazer isso manualmente). Após o comando sync, basta reiniciar o computador com Ctrl + Alt + Del ou com o comando shutdown -nh now.

Fonte: Pragas digitais.
Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana