Curso Linux Ubuntu Grátis

Postagem antiga veja novas postagens sobre Linux, Android, Software livre no site: http://f2suporte.wordpress.com



Curso Linux Ubuntu Grátis

No curso de Linux, será utilizado a distribuição Ubuntu Linux, mas poderá ser facilmente adaptado para trabalhar com Debian Linux, ou outra distribuição.

Aula 1 – Uma pequena Introdução ao Ubuntu Linux

Começando com Ubuntu Linux

Quer utilizar o Ubuntu Linux no trabalho todos os dias ? Pois bem, estou iniciando um série de artigos, para demonstrar como o Ubuntu Linux pode ajudar o seu currículo, e valorizar o seu perfil profissional. Vo chamar esta série de “curso de Linux”.
Comparando Ubuntu Linux com outras distribuições Linux

Após o primeiro artigo da série Curso Linux, (começando com Ubuntu linux) , vamos tratar uma questão que sempre está em palta antes de escolher a distribuição Ubuntu Linux para trabalhar no desktop ou no servidor. Qual é a diferença ?

Se você fizer login em uma sessão de linha de comando em um sistema Ubuntu e um Red Hat Enterprise ou Fedora Linux, verá poucas diferenças. Existem diretórios em comum assim como utilitários, com as mesmas funcionalidade.
Instalando o Ubuntu Linux Desktop
Instalando o Ubuntu Linux Server
Buscando documentação do Ubuntu Linux

Aula 2 – Manipulando pacotes (softwares) no Ubuntu Linux

Ferramentas para instalar softwares adicionais no Ubuntu Linux

Nesta parte do curso de linux, estamos nos preparando para iniciar a manutenção dos softwares de um sistema Ubuntu Linux, e também Debian Linux. Com as ferramentas APT, dpkg e Aptitude

Para trabalhar manutenção de instalação de softwares tem o utilitário aptitude, é uma excelente opção de front-end para o APT em modo texto. O utiliário dselect é um fron-end para trabalhar com o dpkg, todas estas opções também estão disponíveis na maioria dos sistema Debian.
Como manipular repositórios do APT, no Ubuntu

Continuando o curso de Linux com ubuntu, vamos ver como manipular os repositórios APT. Para enfim, entender como o Ubuntu Linux, gerencia repositórios de pacotes deb.

Em versões anteriores do Ubuntu, os repositórios multiverse e universe, (veja a aula sobre a diferença entre os grupos de pacotes do Ubuntu Linux) não estavam ativos por padrão, agora eles já estão ativos.
APT Gerenciando pacotes (softwares) no Ubuntu

Hoje no curso de Linux com Ubuntu, vamos ver como trabalhar com o comando APT, para gerenciar pacotes no Ubuntu Linux e no Debian Linux.

Embora o dpkg e o APT trabalhe em conjunto, a maior parte do tempo o APT será suficiente para instalar qualquer software que você precise, também poderá fazer download de pacotes, atualização e realizar pesquisas
APT no Ubuntu Linux – Como adicionar repositório de terceiros

Vamos aprender como adicionar repositório de terceiros no Ubuntu Linux. É um bom exemplo, pois existem milhares de repositórios APT com milhares de softwares disponíveis.

Vamos fazer um pequeno exercício para demonstrar como o Ubuntu Linux trabalha como a instalação de pacotes. Iremos instalar o Google Picasa, que dispensa maiores apresentações
Como instalar pacotes (softwares) no Ubuntu via APT

Como utilizar o APT para instalar pacotes no Ubuntu Linux ou no Debian Linux. Veremos para são resolvidas as dependências de pacotes .deb

Agora você já pode instalar, utilizando sudo apt-get install nome_do_pacote qualquer software disponível de autoria do Google no seu Ubuntu Linux, pois na aula anterior, APT no Ubuntu Linux – Como adicionar repositório de terceiros, aprendemos como adicionar repositório de terceiros ao nosso APT.
Como atualizar pacotes com o APT no Ubuntu Linux

Como atualizar pacotes com o APT no Ubuntu Linux? Isso é bem mais simples do que parece, o APT facilita muito o trabalho de atualização do sistema.

Ao longo do tempo pacotes mudam, novas versões são lançada para adicionar novos recursos e corrigir problemas. Você pode usar o APT para atualizar seu sistema para novas versões de pacotes.
Como remover pacotes no Ubuntu Linux via APT

Remover pacotes no Ubuntu Linux é tão fácil quanto instalar, talvez até mais fácil. Para remover pacotes via apt no Ubuntu ou no Debian vamos usar o comando apt-get remove

Parece simples e realmente é, mas vamos fazer algumas considerações.

Vamos remover o pacote do picasa, que instalamos no post Como instalar pacotes (softwares) no Ubuntu via APT
Como pesquisar pacotes com o APT no Ubuntu Linux

Muitas vezes precisamos instalar pacotes no Ubuntu mas não sabemos o nome completo. O APT disponibiliza uma ferramenta para encontrar pacotes nos seus repositórios.

Já sabemos instalar pacotes com APT no ubuntu, e também remover estes pacotes.

Hoje vamos ver como usar o comando apt-cache search, para encontrar pacotes.
Como limpar os pacotes baixados com o APT no Ubuntu Linux

Após a instalação inicial de uma versão do Ubuntu, o Ubuntu mantêm os pacotes baixados em cache no seguinte diretório /var/cache/apt/ para acelerar a transferência se você precisar deles novamente.

Tudo bem que espaço em disco não é nosso maior problemas hoje, mas isto pode eventualmente usar uma grande quantidade de espaço do seu HD. Você pode remover este cache de pacotes, mas vai precisar baixar um pacote removido do cache novamente se for necessário para resolver alguma dependências de instalação por exemplo.
Como instalar pacotes com o dpkg no Ubuntu Linux

O utilitário dpkg trabalha em uma camada mais baixa do que os utilitários APT. O APT usa o dpkg para gerenciar software em seu sistema Ubuntu. Veja o conteúdo sobre APT aqui do curso de linux com ubuntu.

O trabalho do dpkg é semelhantes a outros utilitários como por exemplo o yum e rpm do Red Hat em distribuições baseadas em Linux.
Como remover pacotes com dpkg no Ubuntu Linux

Remover pacotes do Ubuntu Linux com utilitário dpkg é muito simples, temos duas opções para remoção de pacotes no Ubuntu

No ultimo post do curso de linux com ubuntu, eu mostrei como instalar pacotes utilizando o dpkg, hoje vamos remover o mesmo pacote, mesmo porque o utilitário minicom provavelmente não será utilizando por você.
Usar o dpkg para opter informações sobre pacotes .deb no Ubuntu

No Debian e Ubuntu os pacotes vêm empacotados em arquivos simples, com a extenção .deb. Cada arquivo deb contém um ou mais arquivos que compõem o pacote em si, arquivos de apoio, documentação e, talvez código fonte.

Assim, um arquivo .deb é basicamente um repositório de arquivos que deseja instalar no seu computador, além de algumas cabeçalho e controles informação que identifica o software (descrições, checksums, informações, e assim por diante).
Gerenciando pacotes (software) no Ubuntu com aptitude

O dpkg e APT são ferramentas já existem há muito tempo e funcionam bem, mas existe algumas situações onde ambas as ferramentas podem exigir um conhecimento muito elevado. O aptitude faz as coisas de maneira mais fáceis, automatizando algumas operações de pacotes (como por exemplo executar o apt-get update antes de atualizar ou instalar um pacote)
Como pesquisar pacotes com o aptitude no Ubuntu Linux

Você pode pesquisar um pacote com o aptitude usando uma palavra-chave, ou o nome completo do pacote, assim como com usado no APT. Aqui está uma pesquisa usando a palavra “minic”, que retorna o pacote e Minicom .
Instalando pacotes / softwares com aptitude no Ubuntu

Instalar softwares / pacotes no Ubuntu é muito simples, você já instalou um pacote usando o apt-get aqui neste curso de linux, fazer a mesma coisa com o aptitude vai parecer até repetição, mas não é.
Como remover pacotes com aptitude no Ubuntu e liberar espaço do seu HD

Removendo pacotes com o aptitude é tão fácil quanto instalá-los, basta usar a opção “remove”. Mas remover um pacote muitas vezes não é o bastante para liberar espaço no seu HD.

Aula 3 – Usando o Shell do Linux

Vamos usar o Shell do Ubuntu Linux ?

O uso de um interpretador de comandos shell (normalmente chamado apenas shell ) nos retorna aos primórdios dos primeiros sistemas Unix. O shell vai muito alem da execução de comandos, características tais como as variáveis de ambiente, aliases e uma ampla variedade de funções para programação.
Como funciona o ambiente Shell do Linux ?

Depois de aprender a acessar um shell (a partir do modo texto ou uma janela de terminal), vamos ver aqui no curso Linux ubuntu, quais arquivos são responsáveis pela configuração do ambiente da shell bash.
Shell do Linux, dicas para linha de comando e redirecionadores

Trabalhar no Linux em modo texto é muito fácil, mas aprender alguns truques é essencial, pois muitos comandos são bastante longos. Neste Curso de Linux com Ubuntu eu quero passar também estas dicas, para facilitar a vida na hora de usar o terminal do Linux.
Como usar ALIAS no Shell do Ubuntu Linux

Aqui no Curso Linux Ubuntu vamos continuar a usar o Shell Bash, e hoje o comando alias vai nos ajudar a definir APELIDOS para comando do sistema. Alguns APELIDOS já estão definidos ou podem ser especificados pelo usuário no arquivo de configuração de ambiente que discutimos anteriormente.
Como usar os poderes do usuário root no Ubuntu Linux

Quando trabalhamos com Shell no Ubuntu Linux sempre surge uma duvida. Como executar comando que somente o usuário root tem permissão ? O comando sudo permite que um usuário comum no sistema execute comandos com o poder do usuário root. O sudo é uma grande ferramenta para a concessão de privilégios específicos.
Como permitir que um usuário execute um comando determinado com poderes do root

Algum dia voce pode precisar que um determinar um comando do Linux segue executado por um usuário comum do sistema, mas este comando somente o usuário root tem permissão. O SUDO revolve este pequeno problema.
Trabalhando com Arquivos no Linux

Se você esta querendo aprender a administrar sistemas Linux, pode ter certeza, você vai trabalhar com arquivos, e tudo isso no modo texto, sim, isso mesmo, no modo console, sem mouse, sem arrastar e soltar arquivos.

Link: http://www.f2suporte.com/forum/showthread.php?tid=889
Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana