Pé na estrada com internet






Wi-Fi
Você entra em um ônibus, liga o seu notebook e, imediatamente, está conectado à internet, em um ponto fixo de Wi-Fi que vai acompanhar você por toda a viagem. Infelizmente, essa ainda não é a regra no transporte público ou mesmo na maioria dos ônibus convencionais.
Entretanto, algumas companhias já oferecem viagens locais e interestaduais no Brasil em ônibus equipados com Wi-Fi. Além do transporte rodoviário, trens e até mesmo aviões já dispõem de conectividade com a web em tempo integral durante o trajeto.
Como funciona esse processo? Qual é a segurança oferecida em conexões como essas? Chegou a hora de matar a sua curiosidade e entender como é possível ter um ponto de Wi-Fi disponível em qualquer lugar para onde você vá.

Pé na estrada com internet

Roteadores equipam ônibus
O funcionamento da internet Wi-Fi dentro dos ônibus e trens é o mais simples e óbvio possível, ao menos nos veículos que trafegam no Brasil. A maioria dos veículos recebe o sinal de internet via um modem 3G.
Dentro do ônibus, um roteador garante a redistribuição do sinal para os usuários, mediante senha e autenticação de acesso. Isso garante que pessoas que não sejam os passageiros não acessem a rede de maneira a se aproveitar de eventuais brechas no seu equipamento.
Embora embarcar em um ônibus com Wi-Fi garantido seja algo convidativo, é importante ficar atento a alguns detalhes, em especial se estivermos falando de uma viagem interestadual.
Alguns pontos nas estradas brasileiras não recebem com qualidade o sinal e você pode ficar sujeito a “pontos cegos” na estrada. Além disso, lembre-se de que o sinal 3G será dividido com os demais passageiros. Dependendo da quantidade de acessos, você pode se surpreender negativamente com a velocidade.

Internet, literalmente, nas nuvens

No caso dos aviões, a segurança é, sem dúvida, a maior das preocupações. Muito mais do que prover acesso à web, é preciso que essa conexão seja segura de tal forma que não seja possível interferir nas comunicações da aeronave e garantir, antes de tudo, um voo tranquilo.
No caso das aeronaves norte-americanas, a tecnologia por trás da web nos aviões funciona mediante torres retransmissoras de sinal via satélite. A Gogo Inflight, uma das principais provedoras do gênero nos EUA, produziu até mesmo um vídeo para ilustrar o processo.
Em pontos-chave do país, foram instaladas uma série de potentes torres retransmissoras de sinal. Juntas elas cobrem praticamente todo o mapa, fazendo com que todas as rotas de voo comerciais sejam contempladas.
A busca dos pontos de acesso é similar à utilizada no seu smartphone. O sistema procura sempre o ponto de Wi-Fi com maior intensidade de sinal, transitando de um para outro sem requerer uma nova autenticação, o que garante internet estável.
Outros sistemas como o da OnAir também estão disponíveis para alguns voos da TAM no Brasil. Utilizando a rede GPRS (2.5G), o usuário se conecta à web e pode navegar tranquilamente. Contudo, ao menos no país, o serviço é tarifado e é importante ficar atento ao custo para não ter surpresas na hora de fazer o check-in.

Seguro e estável?

Wi-Fi em qualquer lugar
Em se tratando de segurança, não há muitos problemas para os usuários. Basicamente, os cuidados básicos que você já toma quando acessa a internet em conexões públicas podem ser aplicados aos meios de transporte. Contudo, se você espera altas velocidades, é bom pensar duas vezes antes de confiar inteiramente nesse tipo de conexão.
Ainda há muitas limitações técnicas no meio de forma que a internet, tanto nos ônibus quanto nas aeronaves, é muito mais uma ferramenta de suporte para otimizar o tempo do que qualquer outra coisa.
Checar emails, acessar sites e redes sociais ainda é o maior foco das velocidades disponíveis. Por isso seja paciente e esteja preparado para consideráveis oscilações de velocidade, daquelas de fazer você sentir saudades por estar longe da internet da sua casa.




Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana