Termo Hacker, qual seu significado?

O Fórum e o Blog F2 - Suporte, sempre ajudam você com as Apostilas, tutoriais, e-books, vídeo-aulas, simuladores, gratuitos. Ajude também o Fórum e o Blog F2 - Suporte, fazendo uma doação, através do PagSeguro pode ser qualquer valor, por boleto, cartão ou débito em conta, contamos com sua ajuda!!!



Nos dias atuais é importante que não exista dentro da comunidade de profissionais da informática a ignorância (que fique claro que o significado desta palavra é “ausência de conhecimento”) com o termo Hacker.

Infelizmente muitos ainda associam o termo Hacker a criminoso. É importante que ao menos quem faz parte da comunidade de profissionais da informática saiba definir melhor o Hacker.




Definição de Hacker pelo Dicionário Michaelis:
Pessoa viciada em computadores, com conhecimentos de informática, que utiliza esse conhecimento para o benefício de pessoas que usam o sistema, ou contra elas.

Definição de Hacker pelo site Dicionário de Português.com:
Programador com gênio para dominar e alterar programas e equipamentos de computação e teleprocessamento, e capaz de invadir à distância outros computadores, utilizando ilegalmente os recursos do modem.

Você pode ver por estas duas definições que em uma mesma língua existem significados diferentes para algumas palavras.
Mas como realmente surgiu o termo Hacker? Vamos ver abaixo a origem deste termo encontrada na Wikipédia:

Etimologicamente o termo Hacker está relacionado ao verbo cortar nas línguas germânicas. O termo desenvolveu-se vindo a ser associado ao ato de modificar ou inventar algo para realizar funcionalidades que não as originais. As atividades criativas e originais de um inventor ou mecânico seriam o equivalente de hacking, "hackear" na língua portuguesa.

A palavra "hack" nasceu num grupo chamado Tech Model RailRoad Club (TMRC) na década de 50. Membros do clube (soldier e ChAoS) chamavam as modificações inteligentes que faziam nos relês eletrônicos de 'hacks'. Quando as máquinas TX-0 e PDP-1 chegaram ao mercado os membros do TMRC começaram a utilizar o mesmo jargão para descrever o que eles estavam fazendo com a programação de computadores. Isso continuou por anos até mesmo quando novas máquinas como o PDP-6 e depois o PDP-10 apareceram. O termo passou a ser usado com diversos significados: sucessos em determinadas áreas, fosse como uma solução não óbvia e particularmente elegante para um problema, ou uma partida inteligente pregada a alguém, ou ligar os sistemas informáticos e telefônicos para fazer chamadas grátis. Eventualmente, o termo passou a ser utilizado exclusivamente nas áreas da programação ou eletrônica, em que passou a ser usado para designar indivíduos que demonstravam capacidades excepcionais nestes campos, efetivamente expandindo-os com atividades práticas e artísticas.

O que o TMRC (Tech Model RailRoad Club) diz a respeito do 'hacking':
Nós aqui no TMRC usamos o termo 'hacker' só com o seu significado original, alguém que aplica o seu engenho para conseguir um resultado inteligente, o que é chamado de 'hack'. A essência de um 'hack' é que ele é feito rapidamente, e geralmente não tem elegância. Ele atinge os seus objetivos sem modificar o projeto total do sistema onde ele está inserido. Apesar de não se encaixar no design geral do sistema um 'hack' é em geral rápido, esperto e eficiente. O significado inicial e benevolente se destaca ao significado recente e mais utilizado da palavra "hacker", sendo a pessoa que geralmente invade redes de computadores com a intenção de roubar ou vandalizar. Aqui no TMRC, onde a palavra "hack" e "hacker" foram criadas e são usadas com orgulho desde a década de 50, ficamos ofendidos o uso indevido da palavra para descrever atos ilegais. Pessoas que cometem tais coisas são mais bem descritas por expressões como ladrões, "cracker de senhas" ou "vândalos de computadores". Eles com certeza não são verdadeiros "hackers" já que não entendem os valores "hacker". Não há nada de errado com o "hacking" ou em ser um "hacker".

Agora eu pergunto: porque o termo Hacker é sempre associado a criminoso? E eu mesmo respondo: A mídia chama de Hacker qualquer um que cometa um crime utilizando um computador.

Desta forma, a utilização do termo Hacker pela mídia, sem nenhum esclarecimento sobre o real significado, tornou o termo sinônimo de criminoso.

Ser Hacker não define se uma pessoa é boa ou ruim, mas define um alto grau de conhecimento em determinada área, onde ela consegue realizar ações que outros não conseguiriam.

Existem Hackers que utilizam seu conhecimento profissionalmente e outros que utilizam seu conhecimento para prejudicar pessoas e instituições ou para ganhos ilícitos.

Deixo você livre para formar sua própria opinião sobre o Hacker. Meu objetivo aqui é mostrar o verdadeiro significado do termo.
Prof. Edson Pedroso Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1476/termo_hacker_qual_seu_significado




 
***visitem nosso fórum***
Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana