Amanhã 08/04/2014 termina o suporte do Windows XP.

.Na próxima terça-feira (8), o suporte ao Windows XP termina. Mas você sabe o que isso significa? O que fazer caso esteja usando XP? O iG conversou com o gerente de Produto de Windows, Fabio Gaspar, para falar sobre essa decisão da Microsoft e o que usuário de XP deve fazer. Lançado em 2001, o Windows XP está presente em 14,5% dos computadores do Brasil segundo dados do StatCounter, serviço global de estatística.




Divulgação
Windows XP foi lançado em 25 de outubro de 2001

1) Por que acabar com o suporte ao Windows XP e o que isso significa?
De acordo com Gaspar, é normal os produtos terem ciclos de vida. Segundo o executivo, o que ocorre com o XP é similar ao que acontece com os automóveis: mesmo depois de um automóvel deixar de ser fabricado é preciso continuar produzindo peças de reposição para esse modelo. O caso do XP é parecido: o produto deixou de ser vendido, mas durante um bom tempo a Microsoft continuou fazendo atualizações de sistema, de segurança, e dando suporte técnico. Em 8 de abril, isso tudo acaba. O fim do suporte faz parte do encerramento desse ciclo de vida do produto.
Gaspar explica que, normalmente, o ciclo de vida de um sistema operacional dura nove anos, mas o do XP já tem doze. A Microsoft vem falando sobre o fim do suporte ao XP desde 2007 e, no passado, já havia prolongado o prazo em três anos. Agora, de acordo com o gerente de produto, é definitivo. A partir de 8 de abril, o Windows XP não receberá mais atualizações de sistema, de segurança ou suporte técnico por parte da Microsoft, deixando, dessa forma, os computadores vulneráveis.
Gaspar dá um exemplo de como os usuários do XP podem ser prejudicados. Segundo o executivo, hackers costumam se aproveitar de atualizações de segurança lançadas pela própria Microsoft para encontrar brechas em sistemas sem suporte. Ou seja, uma correção no Windows 7, por exemplo, indica uma vulnerabilidade do sistema que pode estar presente também no Windows XP. E por essa porta pode entrar algo bobo, ou algo realmente prejudicial.
“Desde 2001, a tecnologia evoluiu e com ela os vírus em geral. Manter um sistema operacional seguro é cada vez mais complicado. O fim do suporte casa com uma necessidade da Microsoft de encerrar o uso do XP por ser quase impossível de garantir 100% de proteção. Enquanto o XP tinha uma camada de segurança, o Windows 8 já foi desenvolvido com seis camadas contra a ameaça de vírus”, explica o gerente de produto.
Além disso, afirma Gaspar, o principal motivo para terminar o suporte é que o Windows XP foi feito para uma tecnologia de dez anos atrás, quando não havia Wi-Fi e mal se imaginava as telas sensíveis ao toque. O XP foi pensado para aquela época.
A maneira mais fácil de descobrir que versão do Windows o computador que você utiliza está rodando é acessando uma das páginas da Microsoft na internet: Qual sistema operacional Windows estou executando?, que traz a resposta em português caso o sistema operacional esteja configurado em português, ou ainda Estou rodado Windows XP?, que responde em inglês à pergunta.
2) Como faço para descobrir qual versão do Windows estou usando?




Reprodução
No Painel do Controle é possível ver qual a versão do Windows seu computador está rodando

Também é possível descobrir a versão do sistema pelo próprio Windows. Basta entrar em Painel de Controle e clicar em Sistemas. Uma janela informando qual versão do sistema operacional está em execução aparecerá.
3) Estou usando Windows XP, e agora?
A primeira recomendação da Microsoft para o cliente que ainda está utilizando o Windows XP é comprar outro computador e com ele uma nova versão do Windows. Os computadores comprados com Windows XP são tão antigos que provavelmente não suportam versões mais atualizadas. A Microsoft está trabalhando com fabricantes e com lojistas para oferecer produtos mais baratos para quem está vindo do XP. "Hoje temos computadores com Windows 8 por R$ 800 cujo pagamento pode ser parcelado em 12 vezes", exemplifica ele.
Para quem não pretende comprar uma nova máquina até abril, a dica é ter um antivírus instalado e funcionando. Gaspar lembra que para os antivírus que protegem o Windows XP o suporte será mantido até 2015, mas que a Microsoft, ela própria, não oferecerá mais atualizações de segurança para o sistema a partir de 8 de abril. Ou seja, por mais que o antivírus esteja funcionando, uma vulnerabilidade que comprometa a plataforma e que passe pelas barreiras do antivírus não será corrigida pela Microsoft.
Ainda assim, mais cedo ou mais tarde, será preciso migrar para uma versão mais nova: Windows 7, Windows 8 ou ainda Windows 8.1.
Entretanto, migrar do Windows XP para uma versão mais atual do sistema da Microsoft não é apenas uma questão de escolha. O computador que roda XP precisa ter as configurações necessárias para que uma versão mais atual da plataforma possa ser instalada e para que funcione adequadamente.
Para Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 as configurações mínimas são bem diferentes:
Processador de 1 GHz
Pelo menos 2 GB de RAM
Pelo menos 20 GB de espaço disponível no disco rígido
Resolução de tela de 1366 × 768
Processador gráfico DirectX® 9 com driver WDDM
Acesso à Internet
Conta Microsoft necessária para alguns recursos
A própria Microsoft possui em seu site um programa para download que ajuda o cliente a descobrir se o seu computador é compatível com uma versão mais atualizada do sistema.

4) Meu computador não suporta novas versões. O que faço?
Nesse caso, a única alternativa é comprar outro computador. Para aqueles clientes que não estão em condições de trocar de máquina no próximo mês, quando o suporte ao XP termina, Fábio Gaspar sugere que essas pessoas se certifiquem de que seu antivírus está atualizado e que evitem sites e mensagens suspeitas. Essas são as formas mais comuns de ser atacado por um vírus.
5) Meu computador suporta as novas versões. O que faço?
O cliente que tiver um PC com os requisitos mínimos para as versões atualizadas do Windows pode ou fazer upgrade para o Windows 8, que é a opção mais barata no mercado segundo Gaspar, ou então adquirir a versão completa ou ainda a versão Pro para empresas do Windows 8 ou Windows 8.1.
Não existe upgrade para o Windows 7. Gaspar conta que algumas unidades do produto completo, na caixa, ainda podem ser encontradas no mercado. A única opção de migrar do Windows XP para o Windows 7 – a versão do sistema antes da mudança de design do Windows 8, que foi desenvolvido com foco não só nos PCs, mas também em tablets, notebooks e máquinas com tela sensível ao toque – é comprando a versão PRO do Windows 8, pois este produto possibilita o downgrade, ou seja, a instalação do Windows 7. No entanto, vale lembrar que o Windows 7 é um produto de 2009, cujo ciclo de vida está batendo na casa dos cinco anos.


CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA NOS ENCONTRAR NAS REDES SOCIAIS E BLOGS.


.





Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana