Como gerenciar arquivos em quarentena no PC movidos pelo antivírus

Quarentena é um modo de proteção de antivírus desenvolvido para preservar o computador de possíveis ameaças. O sistema trabalha isolando prováveis malwares ou execuções que representem risco para o funcionamento saudável da máquina. Mas, fica a dúvida: o que fazer com esses arquivos?

Novo antivírus avast! 2014 tem proteção baseada em alertas de usuários
Caracterizando-se como um ambiente seguro e controlado, esta zona de isolamento recebe pastas, aplicativos e arquivos identificados como suspeitos após os procedimentos de escaneamento.
Utilizando o antivírus do Avast como exemplo, o TechTudo preparou este tutorial com os procedimentos mais aconselháveis para que a sua quarenta seja administrada da melhor maneira possível. 
Passo 1. Acesse a interface principal de seu antivírus e clique no botão “Quarentena”. Caso não haja esta opção, acesse o menu de “Escaneamento”;
Abra o antivírus e clique em “Quarentena”, se houver esta opção,  ou acesse o “Escaneamento” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Abra o antivírus e clique em “Quarentena”, ou acesse o “Escaneamento” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 2. Atualmente, as versões mais recentes dos principais antivírus mantêm o acesso a este sistema de proteção junto com as opções de “Escaneamento”. 
Procure e clique e no botão “Quarentena”;
Procure o acesso à Quarentena dentre as opções de escaneamento de seu antivírus (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Procure o acesso à Quarentena dentre as opções de escaneamento de seu antivírus (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 3. Na interface da quarentena estarão listados todos os arquivos considerados uma ameaça durante a última varredura. Observe a coluna indicando o tipo de atividade de vírus ou malware detectado recentemente;
Observe as infecções discriminadas pela varredura de seu antivírus (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Observe as infecções discriminadas pela varredura de seu antivírus (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 4. Como o antivírus precisa ser constantemente atualizado, é provável que alguns arquivos tenham sido considerados suspeitos erroneamente. Selecione todos os arquivos listados na quarentena e faça uma nova verificação clicando na opção “Escaneamento”;
Faça um novo escaneamento no conteúdo da Quarentena (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Faça um novo escaneamento no conteúdo da Quarentena (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 5. Como todo o conteúdo na quarentena é suspeito, a análise feita por versões mais recentes do antivírus poderá detectar maneiras de reparar os arquivos ou fazer novas leituras, não encontrando ameaças;
Aguarde o término desta varredura e observe as modificações de status (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Aguarde o término desta varredura e observe as modificações de status (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 6. Ao final desta varredura, o antivírus apresentará um relatório apontando os vírus ou malwares de cada arquivo selecionado. Observe aqueles que indicam a mensagem “sem vírus”;
Fique atento a possível indicações de “sem vírus” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Fique atento à possível indicações de “sem vírus” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 7. Caso os arquivos considerados limpos sejam importantes, selecione-os e clique na opção “Restaurar” para que eles sejam retirados da quarentena e enviados de volta para as suas pastas de origem;
Restaure os arquivos importantes que estiverem livres de suspeita (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Restaure os arquivos importantes que estiverem livres de suspeita (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 8. Em seguida, clique com o botão direito sobre os arquivos infectados e selecione a opção “Propriedades”;
Acesse as propriedades dos arquivos infectados que você desejar reparar (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Acesse as propriedades dos arquivos infectados que você quiser reparar (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 9. Leia as informações no box que aparecerá e observe se o arquivo pode ser consertado ou limpo. Caso haja esta indicação, selecione o comando “Reparar” e observe o seu novo status na lista da Quarenta;
Observe se as informações do arquivo indicam se ele pode ser reparado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Observe se as informações do arquivo indicam se ele pode ser reparado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 10. Você também pode enviar itens da quarenta paras os desenvolvedores do antivírus com o objetivo de esclarecer dúvidas quanto à ameaça ou o tipo de malware. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre eles e selecionar “Enviar para análise”;
Clicando em “Enviar para análise” você enviará uma cópia do arquivo para os desenvolvedores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clicando em “Enviar para análise” você enviará uma cópia do arquivo para os desenvolvedores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 11. A quarentena também possui o comando “Extrair”, que permite retirar os arquivos deste sistema de isolamento, enviando-os diretamente para uma localização específica. No entanto, esta operação não é recomendável, pois os malwares poderão tornar-se ativos e prejudicar o seu sistema;
O comando “Extrair” permite que você retire da quarentena arquivos que podem estar infectados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O comando “Extrair” permite que você retire da quarentena arquivos que podem estar infectados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 12. A opção “Acrescentar” é um recurso que pode ser utilizado para transferir diretamente para a quarentena arquivos específicos que estejam em seu disco rígido;
A ferramenta “Acrescentar” permite que você envie arquivos de seu HD para o isolamento da Quarentena (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A ferramenta “Acrescentar” permite que você envie arquivos de seu HD para o isolamento da Quarentena (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 13. Apesar de geralmente a quarentena possuir um espaço grande o suficiente para armazenar as possíveis ameaças detectadas, é recomendável limpá-la de tempos em tempos, excluindo todos aqueles arquivos que forem descartáveis.
Evite acumular arquivos infectados e desnecessários, excluindo-os de sua Quarentena (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Evite acumular arquivos infectados e desnecessários excluindo-os da Quarentena (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Fonte Techtudo - http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/01/como-gerenciar-arquivos-em-quarentena-no-pc-movidos-pelo-antivirus.html





CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA NOS ENCONTRAR NAS REDES SOCIAIS E BLOGS.


.




Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana