Softwares antigos: piratear para preservar ou esquecer? Download games!!

Por onde anda o Lemmings, aquele jogo para DOS que hipnotizou uma geração no início dos anos 90? Quem se lembra do SimCity 2000, que impressionou pelos gráficos avançados na missão de comandar uma cidade? E como seria navegar de novo pelo Netscape, o browser pelo qual muitos de nós acessamos a internet pela primeira vez?
Softwares antigos carregam uma memória sentimental. E existem alguns baús na internet dedicados a preservar - mesmo que ilegalmente - tesouros da computação que fizeram história. Os sites não aparecem no topo da busca do Google, mas mantêm arquivos preciosos de milhares de "abandonwares", como são chamados os programas e games vintage abandonados.
O conceito é difuso. Quando um software fica obsoleto, o fabricante pode continuar o desenvolvimento, deixando para trás versões mais antigas, ou simplesmente abandoná-lo. Se o interesse comercial desaparece, o software cai em um limbo que o impede de ser vendido e distribuído por causa dos direitos autorais. Vira Abandonware.
O termo abandonware não é unânime - há quem prefira "tecnologia órfã", que classifica os produtos e plataformas abandonados pelos desenvolvedores.
Um dos maiores sites dedicados aos games vintage é o MyAbandonware. O criador do site, o francês Baptiste Bernard, abriu seu primeiro site dedicado a games antigos em 2002, que depois foi fechado. Até que, em 2009, quando criou sua empresa, Bernard resolveu estender um braço dela dedicado ao abandonware. "O objetivo é oferecer a todos uma maneira de jogar de novo o game da infância e de manter disponíveis online o máximo de games raros e obscuros", disse Bernard à reportagem.
Só o MyAbandonware tem mais de quatro mil games distribuídos gratuitamente. Em geral, os fóruns - sempre descompromissados com a estética - oferecem jogos de várias épocas, versões antigas e softwares raros para preservar a computação vintage. Há dezenas deles pela web, incluindo brasileiros. "Eu me chateava muito com o fato de as empresas tirarem esses ótimos jogos do mercado", diz Rafael V., administrador dos sites Abandoneer e o AbandonwareRing (ele prefere não se identificar por temer acusações de pirataria).
"As empresas tornavam impossível comprar os jogos e não davam suporte para quem já havia comprado", diz. Os downloads independentes ajudavam entusiastas a contornar a restrição. "A Microsoft matou o DOS lá pelo fim dos anos 90, e isso aumentou a dificuldade de jogar games velhos. E o abandonware ganhou mais força ainda."
Proibido. A rigor, tudo isso é pirataria. "O abandonware não existe legalmente falando, é ilegal", diz Bernard. No Brasil os softwares têm um prazo de proteção de 50 anos depois de sua criação. "Esse prazo é ridículo. Nenhum software produzido hoje continuará a ser comercializado daqui a 50 anos", opina Sérgio Branco, pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV-RJ. A lei criminaliza quem baixa e pessoas que divulgam os programas. Como os desenvolvedores dos softwares não os liberam por falta de interesse comercial, o programa pode cair no esquecimento ou ser resgatado por esses entusiastas.
Bernard nunca teve problemas com advogados, mas várias empresas já entraram em contato para pedir a remoção de certos games. "Todo pedido que recebemos de um dono legítimo é cumprido em 48 horas, mesmo que o game não possa ser adquirido de maneira legal", diz.
"É mais um exemplo da ineficiência de uma lei que tem prazos muito longos e foi pensada com a lógica do século 19. Ela dá prazos para explorar a venda de bens físicos, como cartuchos. E hoje, toda cópia é ilegal. Você fica com as obras protegidas e fora de circulação", critica Branco.
Preservação. Nos Estados Unidos, o Internet Archive contornou o problema. O projeto, dedicado a preservar a memória da internet e criar uma biblioteca pública online de obras digitalizadas, fez o governo abrir seis exceções na lei norte-americana de copyright.
Com a mudança, quebrar a proteção de cópia de um software que não é mais vendido ou desenvolvido é legal - desde que com propósito de preservação. Programas ou games em formatos obsoletos ou que requerem condições especiais de hardware também ficam de fora do DMCA, a lei norte-americana que regula direitos autorais digitais.
Em geral, cada site adota um critério para definir o que é abandonware. Segundo o criador do MyAbandonware, quem decide é a "lei da internet". Alguns sites definem que um game pode entrar para a categoria sete anos depois do lançamento; outros, apenas quatro. Todos concordam que o game arquivado não pode estar à venda - embora algumas empresas já visem os amantes de velharias. Sites como o Gog.com, DotEmu e Steam vendem jogos antigos legalmente.
Embora ilegais, os saudosistas da tecnologia não incomodam muita gente. Procurada pela reportagem, a Microsoft disse não ter encontrado porta-vozes para falar sobre o tema. A Eletronic Arts também não respondeu.
Rafael V. conta que o número de sites fechados nos últimos anos diminuiu muito - antes era comum os donos receberem cartas de advogados de fabricantes de jogos. Para ele, a mudança aconteceu porque o interesse pelos jogos diminui à medida que eles envelhecem. "Isso deve ter mostrado que o prejuízo da pirataria de programas velhos é mínimo", aposta.
A maioria dos sites é dedicada aos games, mas também há vários repositórios de softwares antigos, como versões rudimentares do Windows. Eles não têm nenhuma utilidade prática hoje - mas são um pedaço da história.
"Os jovens às vezes descartam jogos antigos antes de experimentar por achá-los feios, mas muitos games de hoje não têm o que os antigos tinham em termos de jogabilidade. Com aplicativos é normalmente diferente porque eles ficam obsoletos para todo mundo. Mas programas antigos também têm um charme nostálgico", diz Rafael V., que preserva o MS-DOS só para poder rodar o Windows 3.11 e, nele, o Netscape, para reviver a internet dos anos 90.



EMULANDO

SIMULAR - Para rodar os games antigos mecionados nesta reportagem, é preciso simular o ambiente original deles - o MS-DOS - com um emulador. O mais conhecido é o DOSBox



PREPARE - Baixe o emulador no DOSBox.com e instale-o. Ele roda em

Windows, Mac e Linux




REGRESSEY - O emulador recria o DOS exatamente como antigamente: digite o comando e rode o game




NO CELULAR - O DOSBox tem versões que rodam até no Android




JOGOS




Battle Chess - Xadrez com um tanto de violência
Ano - 1988
Onde baixar - MyAbandonware.com
California Games - Jogos de verão
Ano - 1988
Onde baixar - MyAbandonware.com
Doom - Jogo de tiro em primeira pessoa
Ano - 1993
Onde baixar - MyAbandonware.com
SimCity 2000 - Seja o prefeito da cidade
Ano - 1993
Onde baixar - Myabandonware.com
Flight Simulator 1 - Seja o piloto do avião
Ano - 1982
Onde baixar - MyAbandonware.com
Works 1.05 - Antigo editor de texto
Ano - 1988
Onde baixar - Vetusware.com
Netscape 3 - Primeiro browser de muita gente
Ano - 1996
Onde baixar - Vetusware.com
Windows 1.01 - A primeira versão
Ano - 1984
Onde baixar - Vetusware.com
Fantavision - Software de animação do Apple 2
Ano - 1984
Onde baixar - Vetusware.com
Nibbles - O rudimentar "jogo da minhoca"
Ano - 1990
Onde baixar - Vetusware.com



CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA NOS ENCONTRAR NAS REDES SOCIAIS E BLOGS.






Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana