Sede do Instituto Chico Mendes na Paraíba terá energia solar

Projeto aprovado junto ao Fundo Clima deve entrar em vigor a partir do primeiro semestre de 2015

A sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Paraíba terá energia solar. O projeto aprovado junto ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), prevê a geração de energia elétrica a partir da Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo. A previsão é que vigor a partir do primeiro semestre de 2015.

Objetivo é gerar autossuficiência energética na Flona da Restinga de Cabedelo
Objetivo é gerar autossuficiência energética na Flona da Restinga de Cabedelo
A expectativa é que esse projeto, que visa aproveitar a energia solar para produção de energia elétrica, gere autossuficiência energética na Flona. "Buscaremos reduzir gradualmente os custos com energia elétrica até sua total eliminação. Vamos aportar energia para a rede de distribuição quando nosso consumo for inferior ao produzido pelo sistema", contou o chefe da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, Fabiano Gumier.
A proposta prevê a instalação de uma planta de geração de energia elétrica por meio de fotocélulas, que serão acopladas à rede de distribuição da Emergisa, empresa concessionária responsável pela energia na Paraíba. O sistema é fotovoltaico, ou seja, quanto maior for a intensidade do sol maior será o fluxo de eletricidade obtido. O projeto tem o apoio técnico do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Para o professor doutor da Cear/UFPB, Zaqueu Ernesto da Silva, o sistema terá capacidade de 100 kWpico com uma produção anual estimada em 95 mil kWh de energia, evitando a emissão de 50.0 ton/ano de CO². A instalação foi orçada em aproximadamente R$ 400 mil.
Elaborada pelos analistas ambientais da Unidade de Conservação (UC) Fabiano Gumier e Joseilson Costa, a proposta ficou em segundo lugar entre os seis projetos aprovados pelo edital MMA/FNMC nº 01/2014, divulgado no início do mês de maio.
Incentivo à pesquisa
A planta de geração servirá também como unidade de demonstração e divulgação do uso da energia solar no ambiente urbano. O objetivo é estreitar o contato da sociedade com as energias renováveis. A aplicação escolhida foi a mais útil, tanto para explicar de forma pedagógica os princípios de funcionamento quanto no quesito utilidade prática nos grandes estacionamentos de centros comerciais.
Fonte: 
ICMBio


CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA NOS ENCONTRAR NAS REDES SOCIAIS E BLOGS.




Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana