Newsletter Microsoft para Desenvolvedores



Newsletter Microsoft para Desenvolvedores



Editorial 



A Microsoft vem anunciando já há algum tempo para clientes e parceiros que o Windows XP chegará ao fim de suporte no dia 8 de abril deste ano. Na prática isto significa que a partir desta data usuários do Windows XP não receberão novas atualizações de segurança e hotfixes, e os canais de suporte da Microsoft (tanto pagos como gratuitos) não atenderão mais chamados relacionados a este sistema operacional. 



Este momento nos leva a algumas reflexões interessantes. Lançado em 2001, o Windows XP é considerado por muitos o melhor Windows que a Microsoft já fez. Observo isto em conversas com amigos e em comentários postados na Internet. Mas ele não obteve esta popularidade no início do seu ciclo de vida, como podemos observar nesta coletânea de artigos sobre o XP organizada pelo Ed Bott no site ZDNet: http://www.zdnet.com/windows-8-is-the-ne...00006095/. 



Neste artigo o autor traça um interessante paralelo entre o Windows XP e o Windows 8. Em ambos os casos diversos usuários criticaram a nova interface, e diversos jornalistas escreveram artigos comentando sobre a baixa penetração da nova versão do Windows nos ambientes corporativos. 







Esta comparação é interessante porque nos mostra alguns comportamentos que são inerentes ao ser humano e à forma como as empresas funcionam. Muitas pessoas alegam ser favoráveis à inovação mas se mostram resistentes quando esta inovação implica em mudanças (o que quase sempre é o caso). Quando nos acostumamos a fazer algo de uma determinada forma, normalmente temos dificuldades em mudar este costume. Isto vale para diversos aspectos da nossa vida cotidiana, e o uso do computador não é exceção.



Outro exemplo disto relacionado com a Microsoft foi a introdução da interface 'Ribbon' no Office 2007. Após diversos estudos de usabilidade a Microsoft concluiu que muitos recursos dos programas da suíte Office não eram usados porque os usuários simplesmente não sabiam que eles existiam. A interface 'Ribbon' diminuiu a profundidade dos menus ao expôr estes recursos de forma mais direta. Passada a fase de transição e adaptação, hoje podemos afirmar seguramente que é uma interface muito mais eficiente e produtiva. Mas na época sua introdução foi controversa e alvo de diversas críticas. 



A baixa penetração de novas versões do Windows em empresas se dá em função dos ciclos corporativos de atualização de seus parques tecnológicos, que não seguem necessariamente o ritmo de inovação dos fabricantes de hardware e software. Grandes empresas podem possuir dezenas ou centenas de milhares de aplicações, usadas em inúmeros departamentos. Um projeto de atualização de um parque desta magnitude não é trivial e tem implicações financeiras, organizacionais e muitas vezes culturais. 



A conclusão a que podemos chegar é que o índice de popularidade de um sistema operacional não deve ser medido logo no início do seu ciclo de vida, sob risco de se perder a perspectiva de médio e longo prazo. Não me surpreenderei se daqui a alguns anos a Microsoft introduzir algum novo modelo de interface para o Windows e os usuários que hoje criticam o Windows 8 disserem que "bom mesmo é o Windows 8"...







Windows Azure

Novidades no Windows Azure 



O ano mal começou e já temos novidades no Windows Azure. O ritmo de inovações desta plataforma é realmente acelerado! As novidades incluem: 



• Novo serviço Windows Azure Scheduler (em modo Preview). Agende jobs que invoquem endpoints HTTP/S ou postem mensagens em uma storage queue. 



• Read-Access Geo Redundant Storage (RA-GRS, em modo Preview). Até a disponibilização deste serviço, dados replicados para regiões primárias diferentes da principal eram acessíveis apenas em situações de disaster recovery. Agora, é possível ter acesso de leitura aos dados replicados, facilitando o tratamento do fail-over por parte de aplicações e também a validação por parte do cliente do Azure de que a replicação está funcionando corretamente. 



• Suporte a Staged Publishing para Web Sites. Publique atualizações de seu Web Site em um ambiente de staging e valide que está tudo funcionando antes de realizar a publicação no ambiente de produção. 



• Recurso Always On para Web Sites. O Windows Azure fará pings recorrentes em seu Web Site para garantir que ele está no ar, e para evitar que o app domain ou o worker process saiam da memória devido à ausência de requests HTTP externos 



Veja os detalhes sobre estas e outras novidades nestes dois posts do Scott Guthrie: 



• Windows Azure: New Scheduler Service, Read-Access Geo Redundant Storage, and Monitoring Updates 



• Windows Azure: Staging Publishing Support for Web Sites, Monitoring Improvements, Hyper-V Recovery Manager GA, and PCI Compliance



Visual Studio



Code Lens do Visual Studio 2013

Você conhece o recurso Code Lens do Visual Studio 2013? Se não, acesse este post do Fernando Figuera e veja como ter a ferramenta certa para o trabalho e saber utilizá-la em todo o seu potencial faz a diferença.



Espaço Estudante

Novo desafio da Imagine Cup!



Estudantes! Já foi lançado o último desafio da Imagine Cup, o User Experience. Mostre como será sua app e a experiência que o usuário terá ao usá-la. Concorra a US$ 3.000,00 e participe deste desafio! As inscrições da Imagine Cup estão chegando ao fim, não deixe de se inscrever no site.





Apps em destaque





Guia de Cartórios 

Localizador de cartórios. Pesquise os cartórios próximos a você, sabendo o que é necessário para fazer todos os serviços disponíveis em um cartório como autenticações, firmas, registros, protesto de títulos e casamentos.

Windows 8: http://bit.ly/News_Cartorios 



Cinemark Brasil 

Acesse os horários dos filmes em cartaz, leia as sinopses e conheça os elencos. Acompanhe as estreias semanais e assista a trailers. Configure cidades, cinemas e gêneros favoritos para ter acesso mais direto ao que lhe interessa. 

Windows 8: http://bit.ly/News_Cinemark_W8 

Windows Phone: http://bit.ly/News_Cinemark_WP 



Saveme Mobile 

Encontre promoções imperdíveis em restaurantes, bares, academias, pizzarias, baladas, salões de beleza, clínicas de estética e tudo mais o que você quiser. O aplicativo do Saveme reúne em um só lugar os melhores descontos, com a comodidade de mostrar as melhores ofertas perto de você. 

Windows 8.1: http://bit.ly/News_Saveme 

Windows Phone: http://bit.ly/News_Saveme_WP 



iCarros 

Se você está pensando em trocar de carro ou comprar um carro novo, esta app pode lhe ajudar bastante. Conheça as características de veículos 0 km, encontre os veículos que deseja através de filtros e veja as opiniões dos especialistas e de outros usuários. 

Windows 8: http://bit.ly/News_iCarros 

Artigos em destaque





Na última newsletter comentamos sobre o Curah!, o novo portal da Microsoft criado para ajudar clientes e parceiros a descobrir excelentes conteúdos técnicos. Este mês queremos destacar duas contribuições nacionais para o portal: 



• Configuração do Project Server 2013, criado pelo Marcelo Azuma 



• Cursos da trilha de Virtualização do MVA - Microsoft Virtual Academy, criado pelo Mauricio Cassemiro



Newsletter Microsoft para Desenvolvedores - http://www.microsoft.com.br

Em 31/01/2014






O Fórum e o Blog F2 - Suporte, sempre ajudam você com as Apostilas, tutoriais, e-books, vídeo-aulas, simuladores, gratuitos. Ajude também o Fórum e o Blog F2 - Suporte, fazendo uma doação, através do PagSeguro pode ser qualquer valor, por boleto, cartão ou débito em conta, contamos com sua ajuda!!!
 








***Visite nosso fórum***




Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana