Termo Hacker, qual seu significado?

O Fórum e o Blog F2 - Suporte, sempre ajudam você com as Apostilas, tutoriais, e-books, vídeo-aulas, simuladores, gratuitos. Ajude também o Fórum e o Blog F2 - Suporte, fazendo uma doação, através do PagSeguro pode ser qualquer valor, por boleto, cartão ou débito em conta, contamos com sua ajuda!!!



Nos dias atuais é importante que não exista dentro da comunidade de profissionais da informática a ignorância (que fique claro que o significado desta palavra é “ausência de conhecimento”) com o termo Hacker.

Infelizmente muitos ainda associam o termo Hacker a criminoso. É importante que ao menos quem faz parte da comunidade de profissionais da informática saiba definir melhor o Hacker.




Definição de Hacker pelo Dicionário Michaelis:
Pessoa viciada em computadores, com conhecimentos de informática, que utiliza esse conhecimento para o benefício de pessoas que usam o sistema, ou contra elas.

Definição de Hacker pelo site Dicionário de Português.com:
Programador com gênio para dominar e alterar programas e equipamentos de computação e teleprocessamento, e capaz de invadir à distância outros computadores, utilizando ilegalmente os recursos do modem.

Você pode ver por estas duas definições que em uma mesma língua existem significados diferentes para algumas palavras.
Mas como realmente surgiu o termo Hacker? Vamos ver abaixo a origem deste termo encontrada na Wikipédia:

Etimologicamente o termo Hacker está relacionado ao verbo cortar nas línguas germânicas. O termo desenvolveu-se vindo a ser associado ao ato de modificar ou inventar algo para realizar funcionalidades que não as originais. As atividades criativas e originais de um inventor ou mecânico seriam o equivalente de hacking, "hackear" na língua portuguesa.

A palavra "hack" nasceu num grupo chamado Tech Model RailRoad Club (TMRC) na década de 50. Membros do clube (soldier e ChAoS) chamavam as modificações inteligentes que faziam nos relês eletrônicos de 'hacks'. Quando as máquinas TX-0 e PDP-1 chegaram ao mercado os membros do TMRC começaram a utilizar o mesmo jargão para descrever o que eles estavam fazendo com a programação de computadores. Isso continuou por anos até mesmo quando novas máquinas como o PDP-6 e depois o PDP-10 apareceram. O termo passou a ser usado com diversos significados: sucessos em determinadas áreas, fosse como uma solução não óbvia e particularmente elegante para um problema, ou uma partida inteligente pregada a alguém, ou ligar os sistemas informáticos e telefônicos para fazer chamadas grátis. Eventualmente, o termo passou a ser utilizado exclusivamente nas áreas da programação ou eletrônica, em que passou a ser usado para designar indivíduos que demonstravam capacidades excepcionais nestes campos, efetivamente expandindo-os com atividades práticas e artísticas.

O que o TMRC (Tech Model RailRoad Club) diz a respeito do 'hacking':
Nós aqui no TMRC usamos o termo 'hacker' só com o seu significado original, alguém que aplica o seu engenho para conseguir um resultado inteligente, o que é chamado de 'hack'. A essência de um 'hack' é que ele é feito rapidamente, e geralmente não tem elegância. Ele atinge os seus objetivos sem modificar o projeto total do sistema onde ele está inserido. Apesar de não se encaixar no design geral do sistema um 'hack' é em geral rápido, esperto e eficiente. O significado inicial e benevolente se destaca ao significado recente e mais utilizado da palavra "hacker", sendo a pessoa que geralmente invade redes de computadores com a intenção de roubar ou vandalizar. Aqui no TMRC, onde a palavra "hack" e "hacker" foram criadas e são usadas com orgulho desde a década de 50, ficamos ofendidos o uso indevido da palavra para descrever atos ilegais. Pessoas que cometem tais coisas são mais bem descritas por expressões como ladrões, "cracker de senhas" ou "vândalos de computadores". Eles com certeza não são verdadeiros "hackers" já que não entendem os valores "hacker". Não há nada de errado com o "hacking" ou em ser um "hacker".

Agora eu pergunto: porque o termo Hacker é sempre associado a criminoso? E eu mesmo respondo: A mídia chama de Hacker qualquer um que cometa um crime utilizando um computador.

Desta forma, a utilização do termo Hacker pela mídia, sem nenhum esclarecimento sobre o real significado, tornou o termo sinônimo de criminoso.

Ser Hacker não define se uma pessoa é boa ou ruim, mas define um alto grau de conhecimento em determinada área, onde ela consegue realizar ações que outros não conseguiriam.

Existem Hackers que utilizam seu conhecimento profissionalmente e outros que utilizam seu conhecimento para prejudicar pessoas e instituições ou para ganhos ilícitos.

Deixo você livre para formar sua própria opinião sobre o Hacker. Meu objetivo aqui é mostrar o verdadeiro significado do termo.
Prof. Edson Pedroso Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1476/termo_hacker_qual_seu_significado




 
***visitem nosso fórum***

O Fórum e o Blog F2 - Suporte, sempre ajudam você com as Apostilas, tutoriais, e-books, vídeo-aulas, simuladores, gratuitos. Ajude também ...

As 10 maiores invasões de hackers no mundo

O Fórum e o Blog F2 - Suporte, sempre ajudam você com as Apostilas, tutoriais, e-books, vídeo-aulas, simuladores, gratuitos. Ajude também o Fórum e o Blog F2 - Suporte, fazendo uma doação, através do PagSeguro pode ser qualquer valor, por boleto, cartão ou débito em conta, contamos com sua ajuda!!!




1) O worm Wank:
Este ataque, que ocorreu no ano de 1989, foi provavelmente o primeiro ataque considerado hacktivista. Um programa invasor chamado de Worms Agains Nuclear Killers (em tradução livre, vermes contra os assassinos nucleares), atingiu os escritórios da NASA em Greenbelt, cidade localizada no estado americano de Mryland. Este programa fez com que em todos os computadores aparecesse somente um banner. O ataque foi um protesto para impedir o lançamento da sonda Galileo, que usava plutônio como combustível, a Júpiter. Até hoje não foi descoberto o real invasor, muitos acreditam que o invasor seja de Melbourne, na Austrália.  Dizem que a NASA gastou aproximadamente meio milhão de dólares para conseguir limpar o sistema.


2) Satélite hackeado:
Este ataque ocorreu no ano de 1999. Um pequeno grupo de hackers do sul da Inglaterra conseguiu o controle de um satélite, o Skynet, do Ministério da Defesa local. O ataque tomou uma proporção tão grandiosa por ter prejudicado os canais de comunicação entre os órgãos militares. Antes de serem descobertos, os hackers reprogramaram o sistema de controle. Nenhuma pessoa foi presa pelo acontecido.

3) Quebra de cartões de crédito:
Em janeiro de 2000, mais de 300 mil números de cartões de crédito foram postados em um site chamado de “The Maxus Credit Card Pipeline”. O autor do feito, Maxim, invadiu o CDUniverse e exigiu 100 mil dólares para destruir os dados.  Até hoje o caso continua em aberto e não conseguiram encontrar o hacker Maxim.

4) Acesso ao código-fonte militar
Também no ano de 2000, outro ataque que acabou ficando na história. Neste, um hacker invadiu o sistema de um laboratório de pesquisas navais em Washington, capital dos Estados Unidos e  acabou roubando dois terços do código-fonte de um software que era responsável pelo controle de mísseis teleguiados. As autoridades conseguiram rastrear a origem do hacker, assim, chegaram até a universidade de Kaiserslautern, na Alemanha. Para tanto, o invasor de codinome “Leaf”, nunca foi descoberto.

5) Anti-DRM:
O hacker conhecido como Beale Screamer, lançou um programa, o FreeMe, na qual fazia com que os usuários do Windows Media pudessem se desvencilhar do DRM, sigla de “digital roghts management”, que está acoplado a vários arquivos de música e vídeo. Porém, para muitos, o hacker Beale, acabou sendo considerado um herói.

6) Caso CBSNews.com
O caso ocorrido em 2003, diz respeito a campanha presidencial do pré-candidato Dennis Kucinich, que não estava se saindo muito bem. Para alavancar a campanha, um hacker substituiu a homepage do CBSNews.com pelo logotipo da campanha.  Quem clicava na página era automaticamente direcionado a um vídeo de 30 minutos, nomeado de “This is the momento”. No vídeo, o candidato em questão, falava sobre a sua política. Na época, o candidato não assumiu a culpa, porém, até hoje muitos acreditam que ele seja o culpado, já que, até hoje não surgiram culpados oficiais.

7) Hackeando a inscrição da faculdade:
No ano de 2006, nos Estados Unidos, que como sabemos não tem vestibular, porém os candidatos precisam esperar a decisão da universidade escolhida, um hacker conseguiu invadir no sistema automatizado de inscrições de várias escolas e, resolveu dividir as informações com os demais. Assim, o hacker passou todas as informações de como entrar nos sistemas das universidades para checar a sua situação. O método acabou sendo desabilitado da internet, porém, o culpado não foi encontrado.

8) 26 mil sites atacados:
Cerca de 26 mil sites foram usados por um grupo hacker no ano de 2008 para redirecionar o seu tráfego para um código JavaScript próprio.  O código malicioso ficava escondido nos sites, totalmente invisível aos usuários, porém, podiam ser ativados pelos hackers.

9) Quebra de segurança:
No ano de 2008, cerca de 1,8 mil números de cartões de crédito e débito das redes de supermercados Hannaford e Sweetbay foram surrupiados.  Especialistas em segurança não conseguiram encontrar os criminosos.

10) acesso ao Comcast.net:
No ano de 2008, um membro do grupo hacker Krygenics, conseguiu acessar os registros do Comcast.net, gerenciado pela empresa Network Solutions. Assim, as pessoas que tentavam acessar os seus e-mails na página da Comcast eram automaticamente redirecionados à página dos hackers.

Fonte Oficina da Net. - http://www.oficinadanet.com.br/post/8603-as-10-maiores-invasoes-de-hackers-no-mundo

O Fórum e o Blog F2 - Suporte, sempre ajudam você com as Apostilas, tutoriais, e-books, vídeo-aulas, simuladores, gratuitos. Ajude também ...

Workshop Gratuito - Continuous Delivery - 12.07.2012 - DBServer

O Fórum e o Blog F2 - Suporte, sempre ajudam você com as Apostilas, tutoriais, e-books, vídeo-aulas, simuladores, gratuitos. Ajude também o Fórum e o Blog F2 - Suporte, fazendo uma doação, através do PagSeguro pode ser qualquer valor, por boleto, cartão ou débito em conta, contamos com sua ajuda!!!




 eventos(at)dbserver.com.br

 
***visitem nosso fórum***

O Fórum e o Blog F2 - Suporte, sempre ajudam você com as Apostilas, tutoriais, e-books, vídeo-aulas, simuladores, gratuitos. Ajude também ...

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana