atalhos para configurações no menu contexto do mouse ou mesmo para programas

Para quem gosta de rapidez e eficácia como bons profissionais, devem ter as suas ferramentas sempre a mão. O mesmo acontece no Windows, para administradores de redes de uma empresa, técnico informático ou mesmo um utilizador caprichoso deve ter as suas ferramentas sempre a distância de um clique ou dois. Foi pensando neste propósito que elaborei o meu primeiro Post no F2 suporte.
Imaginem encontrar atalhos para configurações no menu contexto do mouse ou mesmo para programas. Dêem uma olhada nesta imagem:







[Imagem: menutt.jpg]


Para fazerem isto é muito simples, vamos lá:

1º Fazem um backup do vosso registo do windows (ninguém é perfeito), se não sabem fazer backup do regedit procuram no Google e vão encontrar rapidinho.
2º Abram o regedit digitando “regedit” na caixa de procura do menu inicia do Windows
3º Procuram essa chave: [HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell], se não existir podem criar
4º Ao encontrar a chave Shell cliquem com o botão direito do rato sobre ele e escolhem “Novo -> Chave”, dêem o nome do programa que quiserem adicionar como mostra a figura em baixo:
[Imagem: reg2r.jpg]

5º Cliquem em cima dessa nova chave que criaram com o botão direito do rato e façam a mesma coisa que o passo anterior “Novo -> Chave” e aqui o nome da chave tem que ser obrigatoriamente “command” sem as aspas observem a figura em baixo:
[Imagem: reg1x.jpg]

6ª Agora é que vem o principal, o comando para execução do programa. No caso de ser programa é fácil, ao criar a chave “command” é automaticamente gerado um valor da cadeia com o nome “Predefinição” no lado direito da janela do regedit(podes ver isso na figura acima), é esse valor da cadeia que vamos editar clicando 2X sobre ele. Vai aparecer uma janela pedindo o nome do valor e o dado do valor, Para o nome deixa ficar “Predefinição” para o dado do valor adiciona o caminho do executável do programa que queres adicionar como mostra a figura:[Imagem: reg3.jpg]
Depois é só clicar OK e já esta.
Agora, há casos específicos que não são programas mas sim funcionalidades do Windows, que é o caso de “Adicionar ou remover Programas, Painel de controlo e linha de comando”. A única diferença esta no dado de valor da cadeia que em vez de ser o caminho do programa é um comando específico. Aqui vai uns exemplos:

Adicionar\Remover Programas: rundll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL appwiz.cpl,,0
Painel de controlo: rundll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL
Linha de comado na pasta onde estas: cmd.exe /s /k pushd "%V"
Regedit (por ser um programa é só colocar o seu caminho): C:\Windows\regedit.exe

Há mais funcionalidades úteis, podem ver neste link aqui só que é em inglês:
Contexto menu.txt

[Imagem: reg4n.jpg]

E pronto, já está, não é preciso reiniciar podes logo ver o resultado.
Espero que tenham gostado e até a próxima.

Créditos e autoria: IVEXX 001




Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana