App nacional vai monitorar redes sociais em busca de postagens de ódio e racismo

Um novo aplicativo web desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) irá monitorar redes sociais em busca de postagens de ódio, racismo, intolerância e de incitação à violência.
Apelidado de Monitor de Direitos Humanos, o aplicativo foi encomendado pelo Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, e tem como objetivo facilitar a identificação de postagens que estimulem violência sexual contra mulheres, racismo e discriminação contra negros, índios, imigrantes, gays, lésbicas, travestis e transexuais.
A expectativa é que a ferramenta comece a ser utilizada ainda nesta mês, buscando palavras-chave em conversas dentro das redes sociais que reproduzam esse tipo de conteúdo. Os dados coletados ficarão disponíveis online. 
Ao UOL, o professor responsável pelo projeto, Fábio Malini, afirmou que a plataforma é uma maneira de "desmantelar" o fôlego de disseminação que discursos de ódio têm ganhado através das redes sociais, o que permitirá o avanço de políticas públicas que empoderem as vítimas desses ataques.
No caso de injúria racial, a lei indica que quem praticar, induzir ou incitar a discriminação pode ser condenado a prisão de um a três anos, além de pagamento de multa. As sanções ocorrem mesmo que as ofensas sejam cometidas online, já que a liberdade de expressão protegida pelo Marco Civil não sobrepõe a garantia de respeito aos direitos fundamentais de cada pessoa.
Além dos autores do crime, pessoas que compartilham ou curtem esse tipo de ofensa também podem ser responsabilizadas criminalmente.
Fonte: EBC


Canal Tech - 02.11.2015 / Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/app-nacional-vai-monitorar-redes-sociais-em-busca-de-postagens-de-odio-e-racismo-51951/#ixzz3qatqlI00 


*******************************
Tech Ativismo, Webativismo, Ciberativismo, Ativismo Digital.


Quando as pessoas vão entender que quem está no poder são elas?




               
Barão
Barão

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!

RECENTES

Widget posts recentes

TOP 10 última semana