Como configurar/instalar/usar:
É necessário possuir um computador com processador com suporte a Intel® Virtualization Technology ou AMD-V™ :
“ A Tecnologia de Virtualização Intel (Intel VT), de nome de código Vanderpool é um método no qual sistemas operacionais baseados na plataforma x86 são executados sob outro sistema operacional x86 hospedeiro, com pouca ou nenhuma modificação do sistema hóspede. Seu funcionamento é semelhante a uma máquina virtual, mas implementada em hardware. Não deve ser confundido com hyper-threading, no qual são simulados dois processadores para o mesmo sistema operacional. “
Para maiores informações:
http://en.wikipedia.org/wiki/X86_virtualization
———————————————————————————————-
É necessário possuir uma cópia do Windows 7 RC. Até algum tempo atrás a própria Microsoft disponibilizou o download a partir de seu próprio site, porém não sei se ainda está disponível.
Neste caso, se não me engano este recurso não estará disponível em todas as versões, acredito que as versões Home/Home Basic/Starter não possuam este recurso.
Após instalado o Windows 7, é necessário realizar o download do Virtual PC+Windows XP mode, a partir do link abaixo:
http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/download.aspx
Após o download, instale o Virutal PC no Windows 7, na realidade é instalado como um update do Windows, então acredito que futuramente esteja disponível como uma atualização extra para quem desejar utilizar este recurso:
Execute o arquivo “WindowsXPMode_en-us.exe” para instalar o modo XP no Windows 7, neste caso, ele é um executável normal, e a instalação é bastante simples:
Após copiado os arquivos será aberta uma tela sobre o “Acordo de Licença”:
Após aceitar os termos, ele pede em qual pasta deseja guardar os arquivos (na realidade ele irá gerar uma arquivo com extensão “vmcx”, que é uma imagem de uma máquina virtual com o Windows XP), este arquivo é dinâmico, ou seja, a medida em que você vai instalando programas e arquivos, este arquivo terá seu tamanho aumentado. Não realizei o teste, mas pelo que consta no site após instalado ocupa 15 Gb! de espaço em disco, não cheguei a verificar se ocupa tudo isso mesmo…!!!
É necessário também criar um usuário e senha para utilizar o Windows XP, da mesma maneira que é necessário criar um usuário quando vai se instalar o Windows XP em uma máquina convencional.
Da mesma maneira de quando instalamos o XP pela primeira vez, o instalador pergunta como desejamos realizar as atualizações do sistema operacional:
Ao clicar em “Start Setup”, o Windows XP é “instalado” dentro do Windows 7, a instalação foi bem rápida:
INICIALIZANDO A MÁQUINA VIRTUAL:
- Após a instalação, é possível acessar o recurso de diversas formas, como eu disse antes, gostei da facilidade de uso. Uma delas é através do menu “Iniciar” – Windows Virtual PC”, e clicando em “Windows XP Mode”:
Será exibida uma barra, descrita como “Starting Virtual Machine”:
Logo em seguida, o Windows XP já carregado dentro do Windows 7:
O que achei interessante é a facilidade de uso, ao abrir a opção “Manage Virtual Machines”, no menu “Iniciar”, é exibida uma tela com uma pasta que é criada dentro do perfil de usuário com as máquinas virtuais disponíveis, na qual é possível ver quais estão rodando, criar novas máquinas virtuais, ou ainda, mudar as opções daquela que você criou:
Dentro da máquina virtual do XP, é mapeado automaticamente a unidade de CD/DVD, e os drives do equipamento. Em uma máquina virtual normal é necessário instalar extensões, escolher as pastas que quer compartilhar para daí ter acesso as pastas do sistema principal. No Virtual PC do Windows 7 ele mapeia automaticamente as unidades, não sendo necessário nenhum tipo de configuração:
Não realizei muitos testes a mais por enquanto, porém achei uma opção interessante para rodar aplicativos que usualmente não rodam corretamente no Windows 7 (eu mesmo tenho uns simuladores da CISCO que não carregam corretamente e no “Xp Mode”, rodam perfeitamente como se estivessem no Windows XP).
O Virtual PC possui diversas opções como por exemplo, escolher quanto de memória irá utilizar a máquina virtual, escolher arquivos de imagem de Cd para carregar na unidade de CD do sistema, etc..
Por padrão, quando fecha a máquina virtual ele coloca o XP para hibernar, mas esta opção pode ser trocada a partir das opções do Virtual PC. Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, existe bastante material na internet sobre como utilizar o Virtual PC, basta pesquisar!!
Características:
PRÓS:
- Facilidade de uso
- Facilidade de instalação
- Rodou perfeitamente, sem necessidade de nenhuma configuração adicional (bom desempenho)
- Possibilidade de rodar outros sistemas com facilidade (não só o Windows XP)
CONTRAS:
- Nada de muito novo, nada mais é do que o Virtual PC com o XP instalado;
- Não é algo indispensável, de acordo com testes, a maioria dos programas já roda perfeitamente no Windows 7 sem problemas de compatibilidade, além disso, tem o modo de compatibilidade para execução de programas que geralmente funciona bem.
Fonte: http://paulogr.wordpress.com/2009/08/11/instalando-e-usando-o-windows-xp-mode-dentro-do-windows-7
Twiter autor: www.twiter.com/paulocg
Integração do Grafana com Outros Sistemas de Monitoramento
-
O Grafana é uma ferramenta poderosa de visualização de dados que permite
criar painéis dinâmicos e interativos a partir de diversas fontes de dados.
Sua ca...
Há 5 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vinde!
Deixe seu comentário!